Perguntas com Respostas E-mail
Written by Alda Coutinho   
Article Index
Perguntas com Respostas
O Yorkshire adoece com facilidade?
Porque é que o pêlo do meu Yorkie não cresce?
Um cachorro com mais de 3 meses vem com vícios? Não se afeiçoa a mim?
All Pages
THERE ARE NO TRANSLATIONS AVAILABLE.

Existem Yorkshires classificados por vários tamanhos?

Não! O estalão da raça não estabelece vários tamanhos, nem designações como super miniatura, miniatura, etc… O que é estabelecido pelo estalão é um limite de peso até 3,1Kg. Sendo que o peso ideal encontra-se entre os 2Kg e os 3Kg.
O que acontece é que na mesma ninhada podem nascer cachorros que em adulto terão um peso inferior a 2Kg, e outros até um peso superior a 3,1Kg. Essa designação foi surgindo por algumas pessoas para identificar cachorros especialmente pequenos. Mas nem sempre é o peso que indica o tamanho do cão. Na verdade, um cão com o corpo mal estruturado pesa pouco, mas pode-se ver maior do que um que pese mais mas que tem boa estrutura. 
Muitos destes cachorros de pouco peso provêem de criação descuidada e com a única finalidade comercial, nascem de fêmeas mal estruturadas e ao qual não lhes é permitido descansar um cio, cachorros que são mal alimentados para que não se desenvolvam, o resultado são cachorros pequenos mas com pouca resistência física e/ou num futuro próximo com múltiplos problemas de saúde.
Com esta designação criou-se o mito de que um Yorkie de 3Kg é muito grande, o que é falso. Um Yorkie de 3Kg bem estruturado é um cão realmente muito pequeno (20 a 25 cm de altura). É ver para crer…
O peso infelizmente é quase sempre o único aspecto que é tido em conta na altura de procurar um Yorkie, e por uma maioria de pessoas que cria. Esquecendo-se do resto do estalão da raça, e sem dúvida o que é realmente importante. Aquilo que torna o Yorkie um cão verdadeiramente extraordinário, que é a cor e qualidade de pêlo, a bonita cabeça, o corpo compacto, quadrado e com boa linha dorsal, o carácter vivo, alegre, afectuoso, e sobretudo equilibrado. Por esse motivo a maioria das pessoas nunca chega a conhecer um “verdadeiro” Yorkie.


Existem Yorkies de várias cores?


Não! O estalão da raça só estabelece a cor dourado fogo para a cabeça patas e peito (sem pêlos de outras cores misturadas), e a cor azul aço escuro para o corpo e cauda. Esta cor é a estabelecida para um Yorkshire adulto. Os cachorros nascem quase pretos (apenas com alguns tons de cor fogo na cabeça, patas, e peito), e após alguns meses, com o crescimento do pêlo, vão definindo a cor de adulto. Um Yorkie de 3 anos já deverá apresentar a cor definida. Todas as restantes cores são considerados desvios ao estalão, que dependendo da cor podem ser desvios graves ou não.
É comum vermos Yorkies que no corpo apresentam cor azul aço claro, prateado, ou preto. Essas cores são incorrectas, mas toleradas (considerando-se desvios ao estalão), sendo que a preta é menos tolerável de todas. Isto porque a cor preta é acompanhada de uma má textura de pêlo (em vez de seda é lanosa, mais grossa, volumosa, e mais quente ao toque), e também algumas vezes é acompanhada de pêlos pretos misturados com os pêlos dourados da cabeça. A cor prata poderá ter má textura ou não, dependendo da qualidade do pêlo dos exemplares usados em criação. Esta cor embora incorrecta, pode ser aceitável se acompanhada de boa textura (seda: suave, fina e lisa). Embora, destas três cores, a cor azul aço claro é a mais correcta e aceitável. Isto porque, com o passar dos anos uma boa parte dos Yorkies vai perdendo ligeiramente a cor azul aço escuro, ficando cada vez mais claro (sobretudo as fêmeas, devido aos cios).
Cores como todo preto, todo castanho, todo bege, ou a presença da cor branco (num adulto), ou qualquer outra cor que não as descritas em cima, não são admitidas no Yorkie.


O Yorkshire é um cão hiperactivo e barulhento?

Não. O Yorkshire tem um carácter alegre, vivo, curioso e afectuoso, e sobretudo muito equilibrado. São cães muito curiosos e que estão sempre prontos para a brincadeira, mas que se mantêm calmos. Isto é, se o dono quiser correr e brincar com eles todo o dia, eles fá-lo-ão com alegria. Mas se por outro lado o dono quiser igualmente dormir o dia todo, eles dormirão com ele. São cães que se adaptam perfeitamente ao ritmo de vida do dono.
É um cão de aviso, mas só ladra se tiver um motivo. Se não vê ou ouve nada que esteja fora do dia a dia da casa, mantém-se sossegado.
É verdade que se vê cada vez mais cães hiperactivos, barulhentos, nervosos e até mesmo agressivos. Mas isso deve-se a um de três possíveis motivos. Um dos mais viáveis é devido á má selecção na criação dos cães. Outro devido á má educação do dono (por exemplo, mimo a mais pode ser mais prejudicial do que mimo a menos, sobretudo se este for dado na altura errada). E outro ainda devido ao cão ter sido separado demasiado jovem (com menos de 10 semanas) da sua família canina.
Se tem um cão com algum destes problemas aconselho a falar com o criador do cão. Em alternativa com um bom médico veterinário e a consultar uma escola de educação canina.



 

Português (pt-PT)English (United Kingdom)

Search:



Date: 07.12.2024